Como Surgiu o Total Zap

O Total Zap é uma ferramenta criada para integrar os sites aos comunicadores instantâneos mais famosos do mercado, como o WhatsApp, tornando o atendimento das empresas mais prático e rápido, além de possibilitar a conversão de visitantes em leads e clientes.

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação que permite o envio de mensagens instantâneas de texto e chamadas de voz para celulares. Através do App ou de sua plataforma web, os usuários também podem enviar conteúdo multimídia, como animações, áudios e vídeos, além de documentos.

A empresa responsável, com sede na Califórnia (EUA) utiliza o mesmo nome do aplicativo e foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ex-funcionários do Yahoo, e vendida ao Facebook em 2014. Atualmente, o comunicador possui cerca de 1,5 bilhão de usuários mensais espalhados pelo mundo – só o Brasil já soma cerca de 120 milhões!

Cliente escolhe como quer ser atendido com o Total Zap

Um fenômeno da comunicação desse porte não teria como passar despercebido pelo setor de comunicação corporativa, em especial nas áreas de atendimento e publicidade. Contundo, a dinâmica da comunicação comercial é diferente da social, apresentando demandas próprias. Além da agilidade e da possiblidade de oferecer canais diferentes para cada tipo de atendimento, as empresas não podem se limitar a uma única ferramenta de comunicação, devido à diversidade de clientes, ao risco de mudanças nas políticas ou demandas técnicas, além de instabilidade ou indisponibilidade eventuais da rede.

Total Zap: A escolha do atendimento nas mãos do cliente

Foi pensando nessas questões que a Vega Web criou o Total Zap, uma ferramenta que integra os principais aplicativos de comunicação do mercado: WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e Skype. O Total Zap insere botões flutuantes desses comunicadores nas páginas do site ou loja virtual da empresa para facilitar o contato dos visitantes com os serviços de atendimento.

Cada comunicador pode ter até 10 departamentos distintos para o atendimento, como Administrativo, Técnico, Vendas, SAC, etc. O visitante escolhe o aplicativo de sua preferência, informa o departamento com que deseja falar, identifica-se e envia uma primeira mensagem. O Total Zap grava essas informações e, em seguida, redireciona o usuário para a tela do aplicativo ou para a interface web, caso esse esteja acessando o site de um PC, tablet ou notebook.

Nesse momento a empresa assume a comunicação, dando continuidade ao atendimento, também via App ou web. Além disso, a empresa tem acesso a um Painel Administrativo onde ficam registrados os primeiros contatos dos clientes, com nomes, e-mails, números de telefones, mensagens iniciais, etc., o que possibilita a resposta em momento mais oportuno, assim como a exportação de listas para geração de leads, campanhas de e-mail marketing, telemarketing etc.

A Evolução da Comunicação

Em vários momentos da história, a comunicação humana passou por revoluções baseadas no surgimento de novas tecnologias: a criação da imprensa (1430), do telégrafo (1830), de telefone (1876), do rádio (1906), da TV (1920) e do fax (1926). A internet (1969), que inicialmente possibilitou uma convergência dessas tecnologias, continua evoluindo e apresentando novas formas de interação. Foi assim com as salas de bate-papo, os ambientes virtuais e, agora, com os atuais comunicadores instantâneos, como o WhatsApp.

Nesse contexto, as empresas também precisam se adaptar rapidamente para manter o contato com seus clientes e, claro, conquistar novos e vender mais. E é para ajudar as empresas nessa tarefa que a Vega Web vem trabalhando, oferendo apoio e desenvolvendo soluções digitais. Nos próximos posts falaremos mais sobre a evolução da comunicação social e comercial no mundo.

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